Elabora Software
O elabora®Gestão é uma aplicação de Gestão Comercial Certificado, que permite o controle de vendas, compras, contas correntes de clientes e fornecedores, e o controlo de stocks. Trata-se de uma aplicação com elevado grau de configuração e com vários módulos adicionais disponíveis, o que a torna numa solução de Gestão com uma atrativa relação Preço/Qualidade, podendo ser implementada com êxito na maioria das Micro e PME’s do nosso país.
Este aplicativo substitui o WinSig – Sistema Integrado de Gestão e o WinSigPRO – Sistema Integrado de Gestão Profissional.
Passamos a revelar algumas das características mais relevantes da aplicação:
Artigos:
- Código alfanumérico de 15 carateres
- Código de barras (EAN-13 automático)
- Descrição normal mais descrição sem limite de carateres
- Artigo simples, compostos, grupo, catálogo (cores e tamanhos) e mão de obra
- Controle de lotes e números de série
- Grupo, família e sub família de artigos
Fotografia do artigo - Fórmula (cubicagem) para calculo das quantidades, com base numa função matemática (com parâmetros: volumes, x, y e z) definida pelo utilizador, na emissão de documentos.
Clientes:
- Busca de nome e morada através do Número de Contribuinte ao VIES (Sistema Europeu Informações IVA)
- Morada de faturação e morada de envio
- Tabela de preços de artigos para cada cliente
- Tabela de descontos de artigos para cada cliente
- Limite de crédito
- Zonas
Fornecedores:
- Tabela de preços de artigos
- Tabela de descontos de artigos
- Limite de crédito
- Zonas
Faturação (Vendas/Compras):
- Emissão de todos os documentos necessários à faturação: faturas, faturas-recibo, faturas despesas (não influencia volume de negócios), faturas à consignação, notas de crédito, notas de débito, orçamentos, faturas pró-forma, encomendas, faturas de compra, compras a dinheiro, requisições, notas de credito de fornecedores, etc.
- Dependendo do documento, a atualização dos stocks e das contas correntes de clientes/fornecedores é feita automaticamente
- Várias séries de numeração de documentos
- Movimentação de stocks por armazém
- Artigos podem ser lançados por código e código de barras. Podem ser também lançados pela leitura de ficheiro de texto criado por leitor portátil de códigos de barras
- Os artigos podem ainda ser lançados pela leitura de etiqueta de códigos de barra emitidos pelas balanças onde conta o peso/quantidade
- Recurso a formulas (cubicagem) para calcular as quantidades a movimentar, calculadas com base numa função matemática (com parâmetros: volumes, x, y e z) definida pelo utilizador
- Transformação seletiva de documentos. Por exemplo, orçamento em fatura, onde indica os artigos e as quantidades que pretende transformar
- Copiar documento existente, poupando tempo na elaboração do novo documento semelhante a um outro feito anteriormente
- Retenção de IRS/IRC na fonte
- Imputação de despesas de aquisição (documentos de compra) que vão afetar o preço de custo dos artigos
- Impressão de etiquetas para os artigos movimentados num documento
- Possibilidade de introduzir uma descrição para o artigo sem limite de carateres
- Atualização dos preços de venda quando se introduzem documentos de compra, com base na alteração dos preços de compra
Documentos de Transporte:
- Emissão de vários tipos de documentos de transporte, como guias de remessa, guias de transporte a clientes e a fornecedores, guias à consignação e guias de movimentação de ativos próprios, entre outros
- Possibilidade de configurar o programa para comunicar o documento de transporte à AT assim que o mesmo é gravado (WebServices), ou gerar um ficheiro Saf-t diário para comunicação de vários documentos de transporte em simultâneo
- Várias séries de numeração de documentos
- Movimentação de stocks por armazém conforme o tipo de documento de transporte emitido.
- Transformação seletiva de documentos. Por exemplo, transformar encomenda em guia de transporte a Cliente, onde seleciona da encomenda os artigos e as quantidades que pretende transportar
- Copiar documento existente, poupando tempo na elaboração do novo documento. Opção interessante sempre que transportar os mesmos bens vários dias
Contas Correntes:
- Emissão dos documentos: Recibos, Pagamentos, Saques, Aceites, Recibos RIC e Saques RIC, sendo este últimos emitidos por quem aderiu ou a clientes que tenham aderido ao Regime – IVA de Caixa
- Introdução dos movimentos de clientes/fornecedores só pelos valores totais dos documentos (para recuperação de movimentos de extrato antigos)
- Emissão de recebimentos e pagamentos parciais (deixando pendente apenas o valor em falta)
- A indicação dos documentos a liquidar faz-se pela seleção numa grelha desses mesmos documentos
- Retenção de IRS/IRC e concessão de descontos nos documentos de liquidação
Stocks:
- Emissão de documentos de entrada e saída
- Artigos podem ser lançados por código e código de barras. Também podem ser lançados pela leitura de ficheiro de texto criado por leitor portátil de códigos de barras
- Recurso a formulas (cubicagem) para calcular as quantidades a movimentar, calculadas com base numa função matemática (com parâmetros: volumes, x, y e z) definida pelo utilizador
- Transferência entre armazéns
Utilitários:
O elabora®Gestão dispõe de um elevado número de opções que lhe permitem executar diversas tarefas.
- Etiquetas de artigos, clientes e fornecedores
- Transformação de documentos. Pode por exemplo, transformar as guias de remessa em faturas
- Emissão de resumos de faturas
- Alterar códigos de artigos
- Gerar códigos de artigos
- Atualização de preços
- Exportar dados
- Atribuir códigos de barras
- Gerar ficheiro Saf-t para a comunicação no site e-Fatura, com possibilidade de validação e envio automático do ficheiro. Ou gerar o Saf-t diário para comunicação dos documentos de transporte ou, ainda, gerar um Saf-t anual que pode ser solicitado no caso de uma inspeção
Informações de Gestão:
São inúmeros os mapas que o elabora®Gestão põe ao dispor do utilizador.
- Clientes: Extratos; Documentos vencidos; Balancetes; Tesouraria; Avisos de pagamento; Mapas recapitulativos, etc.
- Fornecedores: Extratos; Documentos vencidos; Balancetes; Tesouraria; Mapas recapitulativos, etc.
- Stocks: Inventário; Extratos; Lotes; Movimentos dos números de série de artigos; Artigos sem movimentos; etc.
- Vendas: Por cliente; Por vendedor; Por artigo; Margem de lucro; Comissões; Volume de vendas; Retenção de IRS/IRC; etc.
- Fornecedores: Por fornecedor; Por artigo; Volume de vendas; Retenção de IRS/IRC, etc.
- Análise financeira: ABC de clientes; ABC de fornecedores; ABC de artigos; Gráfico de vendas; Análise de recebimentos; Volume de negócios; etc.
Outras Características:
- Dispõe também de um utilitário para fazer e repor cópias de segurança
- A ajuda está disponível pressionando a tecla F1
- Controle de acessos por utilizador. Para cada utilizador podem ser definidas as opções a que ele tem acesso dentro do programa
- Envio de mensagens entre os utilizadores do programa
- Alertas de stocks em ruptura, de limites de crédito excedido, de documentos pendentes, etc, na altura que se está a faturar
- Quando fica disponível uma nova versão do programa, a primeira vez que executa o elabora®Gestão, receberá uma mensagem a informá-lo
CONTACTOS
Rua Joaquim Tim Tim Sitima nº 18 B
Brandoa
2650-224 Amadora
Tel: 21 967 24 29
Fax: 21 017 40 54
E-mail: vendas@doblotec.pt